04/24
A LUZ NATURAL CURA
Nosso corpo interage com a radiação solar de muitas maneiras. Algumas dessas interações, como a visão, determinam diretamente nossa experiência – outras, como o bronzeamento ou o aquecimento da pele, podemos perceber mais indiretamente.
Além disso, há uma riqueza de outros efeitos muitas vezes pouco conhecidos e cascatas de efeitos secundários que emanam desta interação, tais como a estabilização de nossos ossos e músculos, o tempo de nossos ritmos internos, nosso humor e especialmente a modulação de nosso sistema imunológico. A base para isto é a própria produção da vitamina D pelo nosso organismo, que se inicia quando há suficiente radiação ultravioleta sobre a pele. Esta vitamina fortalece nossa resposta imunológica, mas também ajuda a evitar que a vitamina D saia de controle e se volte contra nosso próprio corpo na forma de doenças auto-imunes.
Como a intensidade da radiação em espaços internos é muito menor do que ao ar livre, os sintomas de deficiência de radiação ocorrem quando passamos muito pouco tempo ao ar livre. Na virada dos séculos XIX e XX, doenças generalizadas, como raquitismo, mas especialmente a tuberculose pulmonar, eram tratadas com “curas pelo ar e exposição a luz natural”. A cura de recuperação em Davos, Suíça, tornou-se conhecida mundialmente através do romance de Thomas Mann “A Montanha Mágica”.